segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Como são as fezes de uma portadora de endometriose?

Olá, muriaeenses!

No meu artigo de novembro, vou falar sobre algo que é muito comum, e fundamental para o bom funcionamento do nosso corpo: evacuar. A endometriose traz muitas consequências desagradáveis à mulher, não é só ter dores na pelve, no abdômen e durante as relações sexuais. Esses são os principais sintomas, mas a endo mexe com todo nosso corpo. Quando leio em sites a expressão: “... dificuldades e dores ao evacuar, ao urinar, que podem ser ou não com sangue...”. . Penso eu: “como os repórteres escrevem isso, mas até hoje, não vi nenhum perguntar: ‘como são essas dificuldades, o que vocês sentem de verdade? ’”. O que me chama atenção na profissão de repórter, e o que me faz ainda mais querer ser repórter, é a curiosidade sobre determinado assunto. Desvendar e mostrar ao leitor aquela curiosidade que ambos têm. Como jornalista, repórter e portadora de endometriose, eu falo e desvendo o que, até então, ninguém perguntou: Como são as fezes, quais são as tais dificuldades que todo mundo fala, mas ninguém ousou em perguntar? O que deveria ser algo muito simples, para nós, portadoras de endometriose, é uma tortura diária. Primeiro, porque não são todos os dias que conseguimos evacuar, e segundo, tanto o formato e odor das nossas fezes, são bem diferentes de uma mulher que não tem a doença. O pior tudo sem a explicação da medicina. Sim, a endo pode ser a doença mais enigmática que surgiu até hoje. 

No primeiro dia de fisioterapia na UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), logo após a avaliação, deram-me um questionário para eu preencher e, para minha surpresa, adivinha qual era o tema: fezes. No começo até achei esquisito, mas logo depois, a Ana Paula veio me explicar. Participei de uma pesquisa que a UNIFESP- EPM estava fazendo sobre como são as fezes de uma portadora de endometriose. E olha que é tudo é diferente! A começar pelo cheiro. Eu sei que nenhum cocô é cheiroso, mas as nossas fezes são muito mais fétidas, do que as de uma pessoa sem a doença. Até aí, tudo bem, todo cocô fede mesmo! Mas o nosso problema quando falam sobre a tal dificudade, eu digo, e coloca dificuldade nisso, viu. Ficamos horas e horas no banheiro para não fazer quase nada. A dificuldade que todo mundo fala, na real, é que não conseguimos fazer mesmo. Aí, sai só um pouquinho. O pior é que não acreditamos nisso. É uma grande decepção. Mas o pior vem depois de tanto esforço, parece que fica tudo entalado dentro da gente e a sensação é horrível, muito horrível! Só sentindo mesmo. Parece que está tudo ali querendo sair, mas não sai. Elas podem vir acompanhadas de sangue, e também pode arder um pouquinho. É obrigatório ir em um coloproctologista para ver se está com ok. Agora, o pior mesmo é quando estamos em algum lugar, que não dá para fazer, e dá aquela vontade, que não dá para segurar. Você precisa dar um jeito de ir a qualquer lugar. Nesse caso, é a diarréia que vem acompanhada com uma dor na barriga. 

Outro fator que chama a atenção é quanto ao formato das fezes. Sim, quando lemos algo sobre isso, nunca ninguém falou sobre a forma delas. Elas são desformes, pode sair como bolinhas, ou uma tripinha. Raros sãos os momentos que uma portadora de endo vai evacuar, e sai satisfeita. Isso acontecia também em nosso período menstrual, mas como parecia ser ‘efeito ou sintomas’ daqueles dias, nos parecia normal. Portanto, informar é preciso. Algumas mulheres podem ter dor, mas outras apresentam o que chamam de ‘desconforto intestinal’. Beijos com carinho e até dezembro!!!

5 comentários:

  1. Amei esse artigo!
    Ja fazem 7 meses que eu estou ruim e ninguem descobre o que eu tenho um medico disse endometriose outro pedra no rim e outro problema intestinal.
    Tudo comecou quando minha mestruacao estava muito desrregulada, o ginecologista passou antconcepcional e todos faziam eu mestruar 3 vezes no mes. Apos um tempo parei de tomar anticoncepcional porque estava fazendo mal e derrepente eu simplesmente parei de menstruar totalmente e sentir muita dor a cada mes coisas foram piorando chegou uma hora que eu nao conseguia mais fazer coco e eu sinto uma dor vem la embaixo nas costas o dia todo é um desconforto que nao tem como explicar!
    Infeccao de urina todo mes e estou com um pequeno cisto no ovario direito mais que m deixa c muita dor!
    Antes eu tomava tilex em casa depois foi buscopam tramal e dramim no hospital e agora as vezes tenho que tomar morfina!
    O pior de tudo e o medico nao falar o que eu tenho e nao ter dado nada na resonancia

    ResponderExcluir
  2. Owww meu deus estou sofrendo muito pois tem seis meses que Descubri que
    Tenho endometriose isso é horrível pois estou fazendo um tratamento com o anticoncepcional a seis meses sem da intervalo neum ai resultado estou gorda e só piorei isso é horrível e sem falar nas dores horrível que eu sinto

    ResponderExcluir
  3. Aff...dores insuportáveis essa endomentriose causa minha barriga inchada não consigo evacuar chego desmaiar com dores intensas vou passar no proctologista ficar 20 dias entupida não dá mais

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho endometriose e o que me ajuda a evacuar é o kefir. Maravilhoso pra gente meninas, me trouxe inúmeros benefícios. Pesquusem sobre grãos de kefir de leite no google e no Facebook, existem grupos de doação. Depois que passei a fazer uso do kefir, evacuo todos os dias, sinto dores, mas ao menos estou conseguindo eliminar as impurezas do meu corpo diariamente o que já é uma Vitória. Sorte e saúde a todas 😘

    ResponderExcluir
  5. Olá meninas tenho endometriose fui operada a 4anos atrás e volto tudo novamente é muito sofrido as crise d dor tenho q ir p o hospital só a morfina p passa ñ tem explicao quanto doi p evacuar

    ResponderExcluir