quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Cólica muito forte não é normal!

Atenção, mulheres de Muriaé, a cólica menstrual muito forte pode ser um indício de endometriose!



Pois é, se eu soubesse disso, talvez, não teria passado tão mal nos últimos dez anos da minha vida. É por isso que vou falar sobre a cólica, um dos principais sintomas da endometriose, no meu quinto artigo no Muriaé na Web. Atire a primeira pedra, aquela mulher que nunca teve uma colicazinha se quer. Ok, ter cólica menstrual leve pode até ser normal, mas tudo depende da intensidade de como ela vem. 

O principal sintoma da endometriose é a cólica menstrual muito forte. Digo e repito: cólica menstrual muito forte. É considerada forte, as cólicas que não passam com apenas um analgésico. Pronto! Se você tomar um remédio e não melhorar em nada a sua dor, investiga. 

Eu sempre precisei tomar muitos, muitos remédios, entre eles, o Buscopan Composto, um dos mais fortes para combater a cólica. No começo, o Ponstan até resolvia, mas depois de alguns anos, só o Buscopan aliviava as minhas dores. No auge das minhas dores, eu tomava uns quatro de uma só vez. Na verdade, é preciso ouvir o nosso corpo. Qualquer dor é um sinal de que nosso organismo não está bem. Não adianta entupi-lo de remédios. Uma hora, a analgesia vai parar e a dor, com certeza vai voltar. 

Os meus períodos menstruais sempre foram um tormento em minha vida. Era dores e mais dores, inclusive fora do período menstrual. Outro ponto de quem pode ter endo: a cólica menstrual ela pode vir antes, durante ou após a menstruação.  Só eu sei o que passava. O pior é que eu achava normal e nunca nenhum médico achou estranho. Tinha um ginecologista que me acompanhava há 16 anos. O único que tive na vida. Já até passei com outros, mas só me sentia confortável com o Dr. Carlos. Aliás, foi ele quem começou o meu tratamento de endometriose, quando interrompi a minha menstruação e comecei a tomar anticoncepcional direto, sem intervalos. Não culpo o Dr. Carlos por nada. Ele era como um pai pra mim. Era muito carinhoso e atencioso. Hoje, sei que quem tinha de saber sobre isso era eu. O que passou, já passou. 

Agora, o mais grave foi quando eu fui com a minha ressonância magnética apontando a endo num médico (não era o Dr. Carlos), mas por eu sentir fortes cólicas antes e após a menstruação, o ignorante disse que eu não tinha endometriose. Ele falou: “Você tem dores durante ou fora do período menstrual?”. Respondi: “Nos dois, doutor.”. Em seguida, ele completou: “Então, se você tem dor fora da menstruação, esqueça. Você não tem endometriose. Tire isso da sua cabeça.”. Se você encontrar com um ginecologista igual a esse, saia correndo do consultório. 

Mas, como saber, se a cólica já é algo tão antigo. Se você for ao ginecologista, relatar suas cólicas e ele dizer: “Quando engravidar passa.”. Saia correndo deste médico! Na época de nossas avós, elas pensavam que era. Porém, mero engano. Se hoje, a cólica é a vilã da endometriose, isso significa que ela nunca foi a mocinha da história. Tem como uma vilã ser a mocinha da novela? Não. 

Porque ter cólicas era normal no tempo das nossas avós. Em pleno século XXI, não. Vamos dar um basta à ignorância humana. Não vamos ser marionetes nas mãos desses médicos. É por isso que venho alertar as mulheres de que a cólica menstrual não é tão normal quanto pensávamos. 

Se você tem muita cólica, principalmente, aquela que não melhora com apenas um analgésico, averigue. É melhor descobrir que não tem nada, do que ser surpreendida, cerca de sete a 10 anos depois (tempo médio para o diagnóstico de quem tem endo), que você pode ter a endo severa, com a possibilidade de perder parte ou a totalidade de algum órgão. Mas, atenção: você pode ter essas dores de ‘cólica’, antes, durante ou depois da menstruação.

Fique atenta, porque a cólica da endometriose surge também nos períodos fora da menstruação. A dispareunia, a dor na relação sexual, a meu ver, é uma das piores consequências da endo. É também um dos principais sintomas. Outra que chama a atenção é a alteração do nosso intestino, quando estamos menstruadas, mas isso é assunto para outro post. Mulheres fiquem atentas e prestem atenção no seu corpo!! Se o eu corpo gritar, procure um ginecologista especializado em endo. 

Beijos com carinho e até setembro!

11 comentários:

  1. como assim a alteração no intestino quando menstrua?

    ResponderExcluir
  2. foi muito bom saber de todas essas coisas ,eu tenho colicas mentruais muito forte e as vezes q fui no medico pra falar sobre o assunto ele falou isso mesmo ,que era normal ,agora eu sei q não é, eu vou procura utro medico

    ResponderExcluir
  3. Tem 08 anos que não menstruo e as cólicas nunca cessaram. Agora isso me fez pensar. E isso não quer dizer que eu deixei de falar com alguém. Já falei com dois ginecologistas sobre o assunto. Mas ao invés de falarem que era normal, sequer falaram alguma coisa.Ter mais de 50 anos, estar na menopausa e ainda ter cólicas, deve ser confuso para eles resolverem, então eles fingem que não escutam.

    ResponderExcluir
  4. Sempre tive muitas colicas e fortes ( de ter q ir pra hospital) mas era so no periodo mesntrual! Depois que tive meu filho, sentia muitaaa colica fora do periodo menstrual e nao sabia pq. Entao agora passado mais de um ano quefiz meu parto, procurei a minha go pq estava suspeitando q tive um aborto espontâneo e ela solicitou ultra endovaginal...e la deu utero aumentado e heterogeneo...ai ela me explicou q era adenomiose (um tipo de endometriose). Estou tomando ac imendando as cartelas, e mesmo assim sinto muitas dores! É muito ruim!

    ResponderExcluir
  5. Nunca senti cólicas quando mais jovem,depois dos 30 tenho sofrido de dores intensas quando estou mestruada, as dores são tão fortes que dói o anus, umas das pernas e me dá diarreia intensa, tenho que tomar atroveram e buscopam, demora passar. Tenho plano de saúde, mas parece que não está adiantando nada, pois não tenho sorte com ginecologistas. Um teve coragem de me dizer que quando for mãe isto vai passar. Estou de saco cheio com essas coisas, me encontro irritada sem esperança. Desculpem o desabafo.um abraço e parabéns pelo artigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vivo o mesmo drama ...Não sei mais o que fazer. Me sinto incompreendida pelos médicos...

      Excluir
  6. Tenho colicas horriveis. Ontem senti de madrugada, sempre sao fortes e queima mto a regiao da parte baixa da barriga e parece descer pela virilia. Eh insuportavel. Choro mto pq nao aguento e o tempo dela eh de mais ou menos 15 a 20 minitos. Terrivel. Ainda nao fui ao medico, mas pelo jto temho de procurar um com urgencia. Doi queima e demais.

    ResponderExcluir
  7. Tenho colica horriveis tomo remedio
    E no passa é muita encomodo ate Antes da mentruaçao Sinto muita coliCA vou procura um medico urgente

    ResponderExcluir
  8. Tenho dores insuportáveis todos os dias já passei por vários go mas nenhum resolve meu problema.

    ResponderExcluir
  9. Minha cólica está vindo forte ultimamente,tomei 3 buscopan juntos e a cólica continuou. Não sei o que fazer. Não estou nem dormindo direito por causa da dor.

    ResponderExcluir
  10. Comecei a ter colicas aos 12 anos e foi se intensificando, ja desmaiei 3 vezes e ja vomitei varias vezes, nenhum remedio passa minha colica que fica a semana toda e antes e depois da menstruaçao, a mais de 6 anos os medicos dizem ser normal e nao solicitam exames, nao sei mais o que fazer porque estou sofrendo demais com isso.

    ResponderExcluir